APCD Regional de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, 20 de abril de 2014
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS
Prótese sobre Implante ou Compensação Protética Compartilhe
 
APCD Ribeirão Preto

Walter Marques da Silva Junior
Especialista em Prótese Dental - USP Bauru (FOB) - Professor dos Cursos: de Prótese Sobre Implante.
De Implantes Osteointegrados Sistema Nobelbiocare - APCD Ribeirão Preto


Objetivando um restabelecimento funcional e anatômico aliado à composição dento gengival, uma perspectiva global de previsibilidade deveria ser prioritária no diagnóstico, plano de tratamento e evolução das trajetórias restauradoras para a reabilitação de pacientes edêntulos parciais ou totais que passariam a utilizar próteses retidas por implantes osteointegráveis.
É muito comum se observar uma centralização nos aspectos cirúrgicos durante o planejamento dos implantes relegando-se a segundo plano a real necessidade do paciente que é a de “uma prótese, quer comprar dente”.
Aliando-se então o planejamento protético pré-cirúrgico, através de modelos de estudo, exames radiográficos, tomografias, prototipagem e enceramentos diagnósticos obtendo assim um planejamento reverso, avaliaríamos expectativas estéticas e funcionais do tomador dos nossos serviços, com procedimentos cirúrgicos de menores graus de morbidade, racionalizando no aspecto global a real necessidade protética, que na maioria dosa casos se resolve com simplicidade de técnicas.
Com o advento da osteointegração é muito comum além dos pacientes nossos do dia a dia aparecerem outros com implantes já instalados e que necessitam ser reabilitados proteticamente, e é ai que esbarramos às vezes quanto as melhores opções de como realizá-las.
Próteses sobre implantes ou Compensações Protéticas?
Sendo a implantodontia e a prótese sobre implantes especialidades novas da odontologia, uma parcela significativa julga-se limitados a realizá-las devido a falta de formação durante o curso de graduação ou a não motivação em atualizar-se nas áreas específicas; acabando, na maioria das vezes, encaminhando pacientes para especialistas ou resolvendo os casos de maneira empírica.
A busca de informação e qualificação é uma grande exigência do mercado, sendo que para tal existe um número considerável de bons livros de implantodontia e prótese sobre implante, assim como, de cursos de formações contínuas, aperfeiçoamento e atualizações.
O clínico geral bem informado tem Walter Marques da Silva Junior Especialista em Prótese Dental - USP Bauru (FOB) - Professor dos Cursos: de Prótese Sobre Implante.
De Implantes Osteointegrados Sistema Nobelbiocare - APCD Ribeirão Preto condições de boas resoluções quando domina técnicas alicerçadas no conhecimento dos conceitos fundamentais e prática nas manobras clínicas deste tipo de prótese.
Durante o exame preliminar devemos ter em mente as condições gerais de saúde, a motivação e o maior número de informações sobre o desenvolvimento do trabalho, para que tenhamos um bom domínio quanto as expectativa do mesmo.
A etiologia do edentulismo relacionados a cárie, doença periodontal ou fratura, associados a fatores como bruxismo e desordens oclusais e articulares, devem ser considerados para avaliar-se o grau do risco do plano de tratamento, onde se inclui também a higiene oral e a possível capacidade de manutenção dos trabalhos protéticos pelo paciente.
Ao fatores de risco estético quer quanto a linha de sorriso, características gengivais: espessura e consistência da fibromucosa, presença de papilas quando na condição de dentes remanescentes contíguos ao implante, queratinização dos tecidos periimplantares, posição dos contatos interproximais e distancia entre os implantes associados a fatores biomecânicos quer quanto ao número, diâmetro, comprimento, sistema anti - rotacional, emergência do longo eixo para a cavidade oral, altura da restauração protética, relação coroa implante, presença de cantilever protético devem ser considerados apoiados em um bom domínio dos conseitos de oclusão para uma boa distribuição das cargas oclusais, quer quanto a função mastigatória, quer quanto na excursão dos movimentos mandibulares em próteses implanto- suportadas.
Na confecção de próteses sobre implantes unitárias, totais fixas ou removíveis; unidas a dentes remanescentes ou implanto assistidas é preciso, ainda, dominar de maneira satisfatória conhecimentos sobre a indicação de componentes protéticos relacionados quanto as formas estruturais, materiais e emprego dos mesmos, visando estética, equilíbrios oclusais e biomecânicos para individualizar as reabilitações protéticas implanto suportadas, para que cada caso apresente melhores resultados em longevidade e satisfação quando cimentado ou aparafusado.
O custo operacional deve ser considerado, entretanto, não como primeiro critério no planejamento, quando possível os melhores componentes para a melhor resolução do caso devem ser empregados.
O aperfeiçoamento contínuo buscando aprimoramento técnico - cientifico e construção de senso crítico e de responsabilidade ao mesmo tempo poderá ser fator de satisfação pessoal quanto de ascensão profissional.
A implantodontia e a prótese sobre implante, além de reabilitar pacientes considerados inválidos orais, possibilita em aspectos multidisciplinares relacionados, a evolução da maturidade profissional e humanista de todos nós.

 
 
Página Principal Imprimir Voltar
EAP - Revista Eletrônica
Clique para conhecer a revista eletrônica da EAP
Jornal APCD RP
Clique para ler
Download
Cartilha de Auto Proteção Contra: Golpes, Furtos, Roubos e Outros Delitos
Convênio APCD
Maiores informações...
Publicidade
Fly Tour
APCD Prev
ABCD
Dabi Atlante
Credimed
Gnatus
Desenvolvido pela PlaneStone. Clique e conheça nosso site!